internet VS. pensamento

     Desde a sua criação que a internet tem vindo a facilitar a vida de grande parte da população. Com umas simples palavras no motor de busca e um simples "clique", encontramos o mundo. - A internet tem tudo. - ouve-se muitas vezes dizer.
     Esta moderna forma de pesquisa (acessível para todos os utilizadores) fez com que 'o mundo clássico' fosse posto de parte. O papel foi substituído por ficheiros on-line e grandes livros podem ser descarregados com custo zero. A internet permite-nos estar a par de tudo que está ao nosso redor. Com um pequeno portátil com ligação por Wi-Fi, convertemo-nos em grandes sábios, com o mundo nas nossas mãos, quando ligados.
    Mas terá isto as suas consequências?
    Como já referi anteriormente, a internet dá-nos o poder de saber tudo, mas esta é apenas uma «aquisição superficial de conhecimentos» pois com esta maneira de viver, o ser humano renega-se a pensar.
     Um dos exemplos mais comuns  que comprovam a afirmação anterior é o ensino. Quando alguma questão surge e os alunos não sabem como responder, estes não refletem sobre o assunto, pegando nos seus smartphones e tablets (que os acompanham durante todo o dia), para no motor de busca aparecerem centenas, se não milhares de ficheiros que debatem certo tema.
      «A internet favorece (...) a desvalorização da reflexão» pois troca a mente racional por bytes de ficheiros.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Uma ode em três partes

Isto não é uma pub

O apagão